
“Vâmo, Vâmo minha gente, puxe bem pela memória, daquela linda menina, daquela linda senhora”. Foi com os versos de batuque que se iniciou a “Expedição Curiaú” da turma do 6JRT. Muito mais do que procurar material para a produção da radionovela que nos propomos a fazer com a professora Márcia Aquino (Radiojornalismo), a idéia era se aprofundar um pouco mais na vida dessas pessoas que resistem ainda a várias vertentes do capitalismo.
Não contaremos tudo aqui, afinal a nossa radionovela sairá em breve com todos os encantos e “encantes” que essa comunidade nos relatou. Tudo estará em cada capítulo, porém há duas histórias que valem a pena adiantar.
Os mururés são parte do lago do Curiaú, e seu Eduardo nos contou que uma vez ou outra um ser que eles denominam de Carrega, limpa o lago todinho, arrastando os mururés somente para uma parte. “A gente consegue atravessar de uma margem a outra sem molhar nem uma parte dos pés”, completa.
Outra figura muito conhecida pelos moradores do Curiaú é a Pelada, uma mulher que eles somente conseguem ver a cabeça e ela ao meio-dia vai até o meio do lago e fica chacoalhando um pau como se quisesse espantar as pessoas de lá e se alguém tenta se aproximar ela desaparece.
Alguns sentem medo desses seres que ninguém nunca viu ou pôde chegar perto; já o seu Roldão, quando criança só queria era saber quem eram esses tais ‘encantes’ que sempre apareciam pela comunidade. “Jamais consegui ver ou me aproximar, mas nunca tive medo, pois é preciso ver de perto pra poder contar de certo”.
Aguardem a nossa radionovela que terá muitas histórias interessantes e até mesmo
Karen Cardoso – 6JRT
Nenhum comentário:
Postar um comentário