terça-feira, 23 de junho de 2009

ENTREVISTA!

Hoje fiquei feliz em receber um email da minha amiga e futura colega de profissão Isabelle Macêdo. Outro dia ela me entrevistou sobre a exposição do 6º semestre, o Olhar Ecológico II. E agora eu estou publicando aqui essa entrevista.
OBS: É muito difícil passar de Entrevistadora para Entrevistada. Então qualquer coisa relevem ok?! (rs...)



Entrevista com Karen Cardoso sobre a exposição fotográfica “Olhar Ecológico”.



Isabelle: Qual era o objetivo deste projeto?
Karen: A exposição acontece deste o semestre passado, com a galera do 6º semestre que hoje ta no 7º. Foi uma idéia que veio do Alexandre, professor de Fotojornalismo e a Jacinta, professora de Jornalismo Ambiental, achou interessante, entrou junto com ele e criou o Olhar Ecológico, que é uma exposição de fotografia, a gente vê muita fotografia sobre meio ambiente aqui do Amapá, porque querendo ou não a gente ta na Amazônia mas o Alexandre quis passar uma visão diferente, a natureza não é só rio, floresta, é também o ser humano porque ele também é um animal, sem contar que o meio que a gente está é o mais importante.



Isabelle: Qual era a sua abordagem dentro do projeto?
Karen: A minha abordagem foi romântica num tema de insetos, porque o ser humano não se importa com o que é menor do que ele, a gente só percebe isso quando vai fazer tatuagem ou comprar uma pantufa, essas coisas.



Isabelle: O local das fotos foi programado ou inusitado?
Karen: Primeiro foi num lugar programado, eu tentei, foi a maior dificuldade porque eu sou um ser humano e não conseguia achar os bichinhos, não tinha um olhar crítico sobre essas coisas. Esse olhar eu tive após sair com o Alexandre no quarteirão da Faculdade Seama, ele ficava chamando a minha atenção, mandando eu olhar direito, eu consegui enxergar além do que a gente vê.



Isabelle: O que isso muda pra você como acadêmica e como pessoa em participar de um projeto como esse?
Karen: Eu me apaixonei ainda mais pela fotografia que já era uma coisa que eu gostava, mas que ainda era muito misteriosa pra mim. Aprendi a ter um olhar mais crítico e paciência, que não servem somente para a fotografia, servem para qualquer coisa que você vá fazer. Essa visão que eu não tinha, principalmente dos insetos, e o meu TCC vai ser um foto-documentário. Agora observo melhor as coisas, percebi que não se acha tudo superficialmente, muitas vezes só indo a fundo para encontrar.



Isabelle: Como foi realizada a exposição e qual o sentimento após ver seu trabalho exposto?
Karen: No Olhar Ecológico, além de produzir as fotos, produzimos a exposição, corremos atrás de tudo. Apesar da abertura ter sido durante a semana, quem compareceu, foi com bastante interesse. Eu adorei o resultado final das minhas fotos expostas, os outros trabalhos também foram incríveis, e não tem nada mais gratificante do que ver as pessoas indo e a TV filmando, as pessoas tendo interesse por algo que a gente teve tanta dificuldade para executar.

2 comentários:

Elle Custódio disse...

Oi Karen dando uma olhadinha!


Sobre a exposição vou dá uma olhadela também!rsrs

Alexandre Brito disse...

Êta auto-promoção hein...rsrsrssr
Foi uma luta fazer essa menina vê as coisas...eu mereço...