As duas novas concessionárias do transporte público uberlandense, Turilessa (Autotrans) e São Miguel de Resende, começaram a operar ontem no Sistema Integrado de Transporte (SIT). Apesar dos atrasos no início da manhã em algumas linhas e a incapacidade de quase uma dezena de veículos para circular no corredor da avenida João Naves de Ávila, por causa de problemas na sincronização das portas dos ônibus e das estações, usuários elogiaram a nova frota, que, segundo a Prefeitura, é a mais nova do País, com idade inferior a um ano e 100% adaptada com elevadores para deficientes físicos.
“Além de novos, os ônibus estão andando mais devagar”, afirmou a recepcionista Juliane Malheiro, que fazia o percurso Luizote de Freitas/Santa Mônica e aguardava no Terminal Central.
O secretário de Trânsito e Transportes (Settran), Paulo Sérgio Ferreira, afirmou ontem à tarde que estava a par dos problemas na parte da manhã e que dificuldades eram previstas nos primeiros dias de operação das duas novas concessionárias e na transição da saída das empresas Auto Viação Triângulo e Transcol do sistema. “Por isso, decidimos iniciar a operação das duas novas empresas no domingo, véspera do feriado do aniversário da cidade, quando a frota opera com 60% da sua capacidade (237 veículos). No período de transição é normal haver alguns problemas. Durante toda essa semana poderemos ter, e pedimos a compreensão da população”, afirmou o secretário.
Segundo relatos de motoristas, até o início da madrugada de ontem ainda havia dúvidas sobre a saída ou não da Transcol do Sistema Integrado de Transporte. “O sindicato dos trabalhadores nos procurou no sábado de manhã, porque haveria problema na saída do pessoal da Transcol. O pagamento de agosto vai ser feito até sábado (5), e eles solicitaram que a empresa permanecesse no sistema, para que pudesse garantir o pagamento do salário dos trabalhadores”, afirmou Paulo Sérgio Ferreira. De acordo com o secretário, a Prefeitura estava disposta a prolongar o contrato com a Transcol por mais uma semana. “Me coloquei à disposição para adiar o prazo. Só que a empresa não formalizou o pedido, não oficializou por escrito. Agora acabou. Até as 20h, eu esperei. Depois, decidimos que a São Miguel operasse”, afirmou o secretário da Settran.
Lotes e bairros
Lote 1
A Turilessa opera o lote 1, com 131 ônibus, nos bairros atendidos anteriormente pela Auto Viação Triângulo: Tibery, Santa Mônica, Segismundo Pereira, Umuarama, Alto Umuarama, Custódio Pereira, Aclimação, Jardim Ipanema, Mansões Aeroporto, Dom Almir, Alvorada, Morumbi, Joana D’Arc, Morada dos Pássaros, Quintas do Bosque, São Francisco, Prosperidade, Celebridade, Zaire Rezende, Uberlândia Viva e Da Paz.
Lote 2
A São Miguel é responsável pelo lote 2. Atende à região antes operada pela Transcol, que abrange os bairros: Daniel Fonseca, Tabajaras, Fundinho, Lídice, Osvaldo, São José, Jardim Brasília, Maravilha, Pacaembu, Presidente Roosevelt, Martins, Centro, Cazeca, Nossa Senhora Aparecida, Bom Jesus, Residencial Gramado, Santa Rosa, Nossa Senhora das Graças, Marta Helena, Umuarama, Brasil, Minas Gerais, Alto Umuarama, Custódio Pereira, Ipanema, Mansões Aeroporto, Morumbi e Alvorada.
Um comentário:
As empresas estão operando que tipo de doenças Karen Moura?
Postar um comentário