quarta-feira, 29 de abril de 2009

Amapá é considerada simbolicamente a capital do estado do Amapá

Através de projeto de lei o município é homenageado por deputados da Assembléia Legislativa.
Karen Cardoso

Foi lançado para votação na Assembléia Legislativa, na sessão do dia 29 de abril de 2009, o projeto de lei nº 0081/09 AL, elaborado pelo deputado Camilo Capiberibe. O projeto dispõe sobre a transferência simbólica da capital do estado do Amapá para o município de Amapá.
Esta transferência se dá para homenagear o município criado pela lei nº 798 de 22 de outubro de 1901 e foi capital do Território Federal do Amapá. Um município que é marcado por acontecimentos ligados à conquista de terras, massacres de seu povo e submissão a Guiana Francesa, mas que se libertou através de negociações feitas pelo Barão do Rio Branco com a colônia francesa.
Segundo o deputado Camilo, este processo já acontece em outros estados, como Minas Gerais, que em momentos de confraternização, transfere sua capital para a cidade histórica de Mariana. “Também está em votação na Câmara Federal a transferência simbólica da capital federal para Porto Seguro, que foi o primeiro local onde os portugueses puseram os pés”, completa.
O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade pelos deputados presentes. Deputado Moisés Souza se mostrou completamente favorável por dar visão a história de um município tão importante para o estado. “É preciso avaliar em formas gerais, delineando toda a nossa historia, fazendo-se reflexão sobre o presente e o futuro. O que é ser amapaense. E aprovar esse projeto é mostrar o orgulho de fazer parte desse estado”, ressaltou o deputado Moisés.
O deputado Ruy Smith ainda lembrou que a deputada federal Janete Capiberibe, também mãe do deputado Camilo, é filha do município do Amapá.
Por fim, o deputado Jorge Salomão sugeriu que se fizesse essa homenagem a todos os 15 municípios do estado. Quando houvesse comemoração da criação do município, ele fosse considerado simbolicamente a capital do estado do Amapá

FONTE: Ascom do deputado Camilo Capiberibe

Nenhum comentário: