
A facilidade do diário online está conquistando cada vez mais adeptos
Karen Cardoso
Substituindo os velhos manuscritos, com folhas empoeiradas e recortes como recordações, aposentando de vez o “Querido diário”, o diário virtual surgiu em dezembro de 1997, denominado como weblog. Somente em 1999, Peter Merholz, em uma brincadeira em sua pagina na internet, desmembrou a palavra para formar a frase we blog ("nós blogamos"), criando então a abreviação “Blog”.
De fácil acesso, o blog se tornou uma das ferramentas mais usadas por vários segmentos profissionais. Até o incio de 2009, o motor de busca de blogs Technorati rastreou a existência de mais de 120 milhões de blogs. Percebendo a importância e a proliferação desse recurso, o jornalismo encontrou na blogsfera uma realidade dinâmica e livre para a divulgação de notícias. Desde acadêmicos até a jornalistas experientes que aproveitam de sua credibilidade perante o público para gerar renda em seus blogs.
Os blogs começaram como um diário online e, hoje, são ferramentas indispensáveis como fonte de informação e entretenimento. O que era visto com certa desconfiança pelos meios de comunicação virou até referência para sugestões de reportagem. O professor de Pesquisa Online do Centro Universitário do Triangulo (Unitri), Flávio Soares, alerta para utilização desenfreiada da blogsfera como fonte oficial, sem tomar os devidos cuidados com a apuração. “Tudo hoje na internet serve de sugestão de assuntos que podem ser noticiados, e com os blogs não é diferente. Só que nos blogs temos fatos que nem sempre são relevantes, mas se transformados podem ser sim de interesse de uma maioria. Não podemos confiar em números, fontes e muito menos citar nomes que provavelmente estariam envolvidos em determinados fatos citados nos blogs, eles nunca devem ser utilizados como fontes precisas, vale também entrar em contato com autoridades, especialistas e outras fontes precisas que assumiriam ou não determinado fato”, orienta.
Futuros jornalistas
Durante os 4 anos de curso, os alunos de Jornalismo produzem muito material, seja em trabalhos valendo nota ou até mesmo em estágios para aperfeiçoar seus conhecimentos. Todo esse acervo pode ser publicado em blogs, criando assim seu próprio portfólio online, onde as pessoas poderão começar a conhecer seus textos, fotos e habilidades jornalísticas.
Segundo a professora das disciplinas de Jornalismo e Práticas Online da Unitri, Claudia Salgado, os alunos de jornalismos tem que enxergar o blog como um aliado para desenvolver as teorias absorvidas durante a academia. “É preciso aproveitar esse espaço não para contar sobre brigas com namorado, fazer desabafos, mas sim para escrever textos relevantes, emitir opiniões sobre temas pautados na midia. Entender o blog como uma ferramenta a mais de trabalho, que pode te dar uma visibilidade maior na disputa pelo lugar no mercado de trabalho”, completou.
Uma das páginas de criação de blogs mais acessada é a pertencente ao Google. No site http://www.blogger.com/ você consegue fazer e personalizar rapidamente, sem custos e dificuldades o seu blog. Nele poderá postar fotos, vídeos e textos, ainda transforma-lo em seu estilo, mudando template, logotipo, abrindo para outros blogs (“seguindo” e sendo “seguido”). Dependendo dos acessos, pode-se também gerar receita para conseguir um dinheiro extra vendendo publicidade no blog. Todos os mecanismos disponíveis para uma utilização mais simples e dinâmica.
Aproveite esse universo para também fazer pesquisas de blogs que possam te interessar e divulgue no seu.
3 comentários:
Muito mais de que uma fonte de informação, os blogs são mecanismos de grande importância para a mídia virtual vez que, o acesso torna-se muito mais dinâmico e a matéria publicada torna-se mais atrativa e inteligível.
muito bom seu texto!
Eu amoooo minha avó de paixão e não suportaria conviver com uma pessoas que maltrata os idosos. A sociedade hoje está na podridão.
Fernanda achei o seu comentário =D
Vc falou dos idosos mas comentou no post do blog =D
Obrigada.
bjos
Postar um comentário