sexta-feira, 7 de maio de 2010

Assessoria de Imprensa

Processo simples elimina a Catarata
Por Karen Cardoso

Como uma janela embaçada, a perda progressiva da transparência do cristalino, lente natural do olho, conhecida como Catarata, interfere na passagem da luz que chega à retina, provocando a redução progressiva da visão. Com a idade o cristalino vai se tornando opaco e a pessoa passa a enxergar tudo com menos nitidez, tornando as suas atividades diárias mais limitadas. Para remover a catarata é necessário que o paciente se submeta a uma cirurgia, a Facoemulsificação com pequena incisão.
Os oftalmologistas do HCO – Centro Completo de Oftalmologia se especializaram nessa técnica que é considerada a mais moderna, segura e eficiente na atualidade. “A cirurgia leva cerca de quinze minutos e a permanência no centro cirúrgico é de aproximadamente duas horas, incluindo o pré-operatório, a cirurgia e a recuperação pós cirurgia. O resultado da cirurgia é altamente previsível e a recuperação é rápida”, explica o oftalmologista José Marcos Gonçalves.
Procedimento
Apesar de ser uma operação minuciosa, ela também é extremamente simples. Primeiro se aplica anestesia tópica, que é apenas gotas de colírio. Depois é feita uma pequena incisão e é realizada na base da córnea, com uma caneta com ultrassom em uma ponta a catarata é aspirada e substituída por uma lente intraocular, previamente escolhida, adequando ao caso do paciente, levando em consideração as atividades diárias e o diagnóstico apresentado sobre ele, implantada na córnea. Na maioria dos casos não é necessário dar pontos na incisão, pois dependendo da sua confecção se torna uma incisão autosselante.
“Com a anestesia tópica não há necessidade de uma injeção dolorosa que poderia retardar a visão e causar vários problemas relacionados à anestesia local. E com a incisão autosselante o desconforto causado pelos pontos é diminuído e também o astigmatismo no pós-operatório, tornando a qualidade visual do paciente melhor”, completa o oftalmologista.
Recuperando a visão
O paciente não necessita ficar internado após a cirurgia, recebendo alta no mesmo dia e podendo se recuperar em casa. Essa recuperação é breve, a qual a visão vai retornando gradativamente dentro de 24 horas após a operação. Em poucos dias o paciente retorna às atividades do dia a dia, de acordo com as instruções do cirurgião, sempre seguindo a prescrição médica para uma cicatrização eficaz. “A técnica é segura e se as recomendações forem seguidas corretamente não haverá riscos”, finaliza José Marcos.

Nenhum comentário: